Resgatar o passado, contar histórias, ver fotos e lembrar quem são os ilustres canoinhenses que contribuíram com nosso município. É assim que se sente quem visita o Museu Orty Machado que reúne um acervo de 500 peças como objetos, utensílios domésticos, instrumentos de trabalho, fotos dos índios xoklengs, dos pioneiros de Canoinhas e região, além de antiguidades da Guerra do Contestado.

O museu se encontra no mesmo edifício que se localiza a Fundação Cultural de Canoinhas. Este prédio, foi construído em 1943 e durante muito tempo abrigou a prefeitura do município, na esquina das ruas Getúlio Vargas e Vidal Ramos, no centro de Canoinhas, próximo à praça Praça Lauro Müller.

 

Orty de Magalhães Machado

Orty de Magalhães Machado ou Orty Machado (8 de março de 1917, São Bento do Sul — 16 de dezembro de 1992, Canoinhas) foi um advogado, pesquisador, jornalista e político brasileiro que ocupou o cargo de Deputado Constituinte em 1947 e Deputado Estadual entre 1947 e 1951. Graças à sua dedicação em pesquisas e escritos sobre o município em jornais como “O Triunfador“, tornou-se Patrono da Academia de Letras do Brasil de Canoinhas.

Por seu intermédio, conseguiu visibilidade ao município, com o nome da Praça Canoinhas, em Botafogo, no Rio de Janeiro, assim como a visita do Presidente Juscelino Kubitschek à cidade Canoinhas, no ano de 1955⁽¹⁾.


Horário de atendimento:
De segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contatos:


Telefone : (47) 3622-0609

Como chegar
Rua Vidal Ramos, esquina com a Rua Getúlio Vargas, no mesmo prédio da Fundação Cultural de Canoinhas.