A Estação Ferroviária de Marcílio Dias, oficialmente conhecida com Complexo Turístico Cultural de Marcílio Dias, abriga museus histórico culturais e áreas de lazer. Restaurada em 2021 pelo IPHAN e Albatroz Arquitetura, a estação se encontra em perfeito estado e conta com rampas de acesso para visitantes.

Inaugurada em 1913, a Estação Ferroviária de Marcílio Dias teve grande influência sobre o desenvolvimento econômico do muncípio. Durante a Guerra do Contestado ela foi atacada e incendiada pelos bandoleiros de Coronel Fabrício, além de servir de local para embarque e desembarque das tropas militares.

História

A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Três Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foz do Iguaçu.

Com a abertura do curto ramal de Canoinhas, em 1930, ela passou o entroncamento com esse ramal, e teve alterado o seu nome para Marcílio Dias, em homenagem ao marinheiro gaúcho, herói da Guerra do Paraguai, que morreu enrolado na bandeira do Brasil para não ter de entregá-la aos paraguaios, na batalha do Riachuelo, em 1865.

A nova estação de Canoinhas passou a ser a da ponta do ramal. O ramal foi desativado para passageiros no final dos anos 1960 e desativado definitivamente em 1976.

Mais informações em www.estacoesferroviarias.com.br

Horário de atendimento:
De segunda à sexta, das 13h às 17h

Telefone principal : (47) 3622-0609

Telefone : (47) 3621-6165

Estação de Marcilio Dias, provavelmente anos 1970 (Acervo José Chichowicz).
Pátio da estação de Marcilio Dias, provavelmente anos 1970-80 (Acervo Irene Chichowitz).
Data de abertura do prédio atual: 1913
Estação antes da restauração
Estação de Marcilio Dias, provavelmente anos 1970 (Acervo José Chichowicz).
Durante a Guerra do Contestado (1912-16), tropas governistas partem da estação então chamada de Canoinhas para atacar os rebeldes no interior de Santa Catarina. Nesta época, Canoinhas era município paranaense. E a banda tocava... (Acervo Nilson Rodrigues)
Restaurante da Estação