Subscribe Now
Trending News

Apresentação

Canoinhas é um dos melhores lugares do Vale do Contestado para viver. Município em desenvolvimento, está próximo a importantes rodovias do Estado e do País, como as BR-280 e 116 e as SCs 477 e 301. É pólo regional de oito municípios que, juntos, somam uma população de 130 mil habitantes. Canoinhas tem um dos maiores IDH entre eles. Formado por imigrantes europeus, em sua maioria, Canoinhas é destaque na produção agropecuária, na prestação de serviços, na indústria de papel, madeira e beneficiamento de erva-mate: somos a Capital dos Produtores da Erva-mate.

Educação pública de qualidade, cuidado com o meio ambiente (sendo referência regional na coleta de resíduos) e unidades de saúde que suprem a demanda regional fazem de Canoinhas um município ideal para se viver. Aqui a solidariedade também faz a diferença: Canoinhas é a Capital Nacional dos Doadores de Sangue!

O turista que aqui chegar certamente será recebido com um bom chimarrão ou com uma cerveja artesanal produzida em uma das mais antigas cervejarias do Brasil ou por algum dos mestres cervejeiros da cidade. Vários pontos de visitação trazem boas opções de lazer. Canoinhas possui rotas turísticas com belas paisagens. A Rota do Salto proporciona belo dia de lazer nas propriedades rurais. A Rota das Capelas é um convite a contemplação das antigas igrejas construídas em madeira.

Aliás, a arquitetura em madeira está presente em vários locais do município preservando a história desta terra que ainda mantém forte vínculo com a indústria madeireira. Localizada praticamente na fronteira com o Paraná, Canoinhas é considerada o epicentro da Guerra do Contestado. Na época, o conflito envolveu pessoas influentes da cidade, que defenderam os limites geográficos de Santa Catarina. De acordo com pesquisas, a então vila de 500 habitantes chegou a abrigar mais de 2.000 soldados para a defesa dos constantes ataques de sertanejos. Há registros históricos de mais de 20 combates.

Canoinhas dispõe de um cardápio diversificado de bares, cafés, lanchonetes, pizzarias, pubs, churrascaria e restaurantes preparados para servir pratos deliciosos! Aqui é possível encontrar o melhor da comida germânica, japonesa, gaúcha (com diversas churrascarias) e típica brasileira. Pratos em bufê ou à la carte, lanches ou pratos elaborados. Propriedades rurais oferecem refeições e alimentos coloniais produzidos no campo. Festivais gastronômicos também são realizados em algumas épocas do ano no município.

Com uma vida noturna agitada, a cidade possui diversos pubs, barzinhos, cervejarias, casas noturnas e é referência na região neste segmento. Na cidade a tradição gaúcha é forte com bailes sempre bem frequentados. O boliche e o cinema são outras opções de entretenimento.

Os rios Canoinhas, Iguacu e Negro oferecem aos amantes da pesca vários pontos para a prática da atividade. Pesque-pagues também são opções de lazer. Além da pesca, os rios também são atrativo para quem possui veículos aquáticos.

Canoinhas tem evento durante todo o ano: Fesmate, Família no Parque, Canoinhas Sunset, Stammtisch, Festa do tiro, Festival de Dança. Os termômetros registram temperaturas negativas no inverno e o frio deixa nossas paisagens ainda mais belas! Em 2013, nevou em Canoinhas!

Por tudo isso, pelo povo acolhedor, hospitaleiro e trabalhador, Canoinhas é a cidade que amamos! Conheça e desfrute de tudo o que temos para oferecer!

Informe-se sobre os passeios, rotas e locais de visitação no Portal Turístico de Canoinhas: de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h ou pelo telefone (47) 3624-0515.

Feriados municipais:
3 de maio – Dia de Santa Cruz;
12 de setembro – Aniversário de Canoinhas.

Dados do Município

Região Turística: Vale do Contestado
Área: 1140.39 km (IBGE/2016)
População: 54480 habitantes (IBGE/2013)
Latitude: 26°10&am
Longitude: 50°23&am
Altitude: 839 m
Cidades próximas: Irineópolis, Timbó Grande, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Três Barras.

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

IDMS de Canoinhas

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Canoinhas.

Saiba Mais

Localização