Portal Municipal de Turismo de Canoinhas
Cultura e História

Museu Histórico Orty Machado

Resgatar o passado, contar histórias, ver fotos e lembrar quem são os ilustres canoinhenses que contribuíram com nosso município. É assim que se sente quem visita o Museu Orty Machado que reúne um acervo de 500 peças como objetos, utensílios domésticos, instrumentos de trabalho, fotos dos índios xoklengs, dos pioneiros de Canoinhas e região, além de antiguidades da Guerra do Contestado.

O museu se encontra no mesmo edifício que se localiza a Fundação Cultural de Canoinhas. Este prédio, foi construído em 1943 e durante muito tempo abrigou a prefeitura do município, na esquina das ruas Getúlio Vargas e Vidal Ramos, no centro de Canoinhas, próximo à praça Praça Lauro Müller.

 

Orty de Magalhães Machado

Orty de Magalhães Machado ou Orty Machado (8 de março de 1917, São Bento do Sul — 16 de dezembro de 1992, Canoinhas) foi um advogado, pesquisador, jornalista e político brasileiro que ocupou o cargo de Deputado Constituinte em 1947 e Deputado Estadual entre 1947 e 1951. Graças à sua dedicação em pesquisas e escritos sobre o município em jornais como “O Triunfador“, tornou-se Patrono da Academia de Letras do Brasil de Canoinhas.

Por seu intermédio, conseguiu visibilidade ao município, com o nome da Praça Canoinhas, em Botafogo, no Rio de Janeiro, assim como a visita do Presidente Juscelino Kubitschek à cidade Canoinhas, no ano de 1955⁽¹⁾.


Horário de atendimento:
De segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contatos:


Telefone : (47) 3622-0609

Como chegar
Rua Vidal Ramos, esquina com a Rua Getúlio Vargas, no mesmo prédio da Fundação Cultural de Canoinhas.

Relacionados

Fundação Cultural de Canoinhas

fecam
20 de janeiro, 2010

Sítio Esmeralda

fecam
11 de fevereiro, 2020

Biblioteca Pública Alinor Vieira Corte

fecam
29 de julho, 2021
Sair da versão mobile