Biblioteca Pública de Canoinhas, localizada no centro da cidade, dispõem um rico acervo com livros dos mais diferentes temas e assuntos. Seja para realizar uma leitura no local ou até mesmo para emprestar um livro, a biblioteca está lá para os cidadãos que a precisarem. Localizada no mesmo edifício que a Fundação Cultural de Canoinhas e Museu Histórico Orty Machado, e ao lado do Museu de Arte de Canoinhas (MAC) e da Praça Lauro Müller, a biblioteca é um local perfeito para um passeio cultural!

Você pode emprestar livros da biblioteca para uma leitura mais confortável em sua casa ou onde estiver hospedado. Não há cobrança de taxas, no entanto, para o empréstimo de livros é necessário ter ou fazer um cadastro. Os documentos necessários são: cópia da identidade, comprovante de residência, foto 3×4 (se possível).

A biblioteca também aceita doações de livros úteis, quando o estado de conservação e seu conteúdo o permitirem.

Alinor Vieira Corte

Alinor Vieira Corte (Florianópolis, 1898 — Canoinhas, 1944) foi um professor, membro do magistério e político brasileiro que ocupou o cargo de Prefeito de Canoinhas entre 1936 e 1944. Um dos mais memoráveis chefes da prefeitura local, veio à Canoinhas em 1921, ainda quando se chamava Ouro Verde, para trabalhar como professor.

Através de seus esforços passou de professor para diretor, e então chefe escolar municipal. Eventualmente ingressou na vida política tendo sido eleito em 1935. Ele faleceu durante seu segundo mandato em 1944. Em 1949, foi homenageado com seu nome batizando a Biblioteca Pública de Canoinhas.

Horário de atendimento:
De segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h