A arquitetura em madeira é encontrada em diversos pontos da cidade e no interior de Canoinhas, denotando a importância que foi a madeira na vida e na economia do município, destacando principalmente a influência das colonizações polonesa, ucraniana, germânica e mesmo a presença norte-americana iniciada na região no começo do século XX, por meio da empresa Southern Brazil Lumber & Colonization Company, considerada, na época , como uma das maiores madeireiras do Brasil.

 

Casa de escamas

Imóvel construído na década de 20, a casa de escamas se localiza no Distrito de Marcílio Dias. A casa tem parte de sua fachada revestida com pedaços de madeira cortados em forma de escudo arredondado, que dá a aparência de escamas de peixe. É uma das únicas casas deste estilo encontradas no Brasil e a única da região.

 

Capela de São Demétrio

Uma antiga capela de madeira construída de 1957 à 1960, a Capela São Demétrio é uma das igrejas Católicas do rito Ucraniano de Canoinhas. Em seu interior ela possui belos afrescos religiosos. Em 2008 ela foi tombada como patrimônio histórico, e em 2015, passou por uma reforma, restaurando a estrutura original.

 

Capela de São José

Capela de São José é uma antiga capela de madeira, construída em 1930 pela comunidade. Foi reformada em 2015 e possui belos afrescos em seu interior. Ela realiza sua festa de padroeiro, geralmente em março ou setembro. Seu salão de festas comporta até 250 pessoas sentadas.

 

Capela de São Miguel

Capela de São Miguel é uma antiga capela de madeira na região do Rio da Areia do Meio. Construída em 1947 pela comunidade local, ela foi restaurada em 2015 e possui belas pinturas em seu interior. Ela realiza sua festa de padroeiro, geralmente no final do mês de setembro. Seu salão de festas comporta até 350 pessoas sentadas. 

 

Mansão em madeira

Originalmente construída no Distrito de Marcílio Dias, a mais de 60 anos ela foi comprada e transportada para a área central de Canoinhas! Com mais de cem anos de existência, a casa de madeira tem o estilo arquitetônico tradicional suíço.

 

Estação Ferroviária de Marcílio Dias

Construída na década de 1910, a Estação Ferroviária de Marcílio Dias abriga museus históricos culturais e áreas de lazer. Ela foi restaurada pelo IPHAN em 2021, e rebatizada de Complexo Turístico Cultural de Marcílio Dias.

 




Contatos: