facebook
Portal de Turismo de
Canoinhas

Canoinhas


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

Canoinhas é um dos melhores lugares do Vale do Contestado para viver. Município em desenvolvimento, está próximo a importantes rodovias do Estado e do País, como as BR-280 e 116 e as SCs 477 e 301. É pólo regional de oito municípios que, juntos, somam uma população de 130 mil habitantes.

  

Canoinhas tem o maior IDH entre eles. Formado por imigrantes europeus, em sua maioria, Canoinhas é destaque na produção agropecuária, na prestação de serviços, na indústria de papel, madeira e beneficiamento de erva-mate: somos a Capital da Erva-mate.

 

Educação pública de qualidade, cuidado com o meio ambiente (sendo referência regional na coleta de resíduos) e unidades de saúde que suprem a demanda regional fazem de Canoinhas um município ideal para se viver. Aqui a solidariedade também faz a diferença: Canoinhas é a capital nacional dos doadores de sangue!

 

O turista que aqui chegar certamente será recebido com um bom chimarrão ou com uma cerveja artesanal produzida em uma das mais antigas cervejarias do Brasil ou por algum dos mestres cervejeiros da cidade.

 

Vários pontos de visitação trazem boas opções de lazer. Canoinhas possui rotas turísticas com belas paisagens. A Rota do Salto proporciona belo dia de lazer nas propriedades rurais. A Rota das Capelas é um convite a contemplação das antigas igrejas construídas em madeira.

 

Aliás, a arquitetura em madeira está presente em vários locais do município preservando a história desta terra que ainda mantém forte vínculo com a indústria madeireira.

 

Localizada praticamente na fronteira com o Paraná, Canoinhas é considerada o epicentro da Guerra do Contestado. Na época, o conflito envolveu pessoas influentes da cidade, que defenderam os limites geográficos de Santa Catarina. De acordo com pesquisas, a então vila de 500 habitantes chegou a abrigar mais de 2.000 soldados para a defesa dos constantes ataques de sertanejos. Há registros históricos de mais de 20 combates.

Canoinhas dispõe de um cardápio diversificado de bares, cafés, lanchonetes, pizzarias, pubs, churrascaria e restaurantes preparados para servir pratos deliciosos! Aqui é possível encontrar o melhor da comida germânica, japonesa, gaúcha (com diversas churrascarias) e típica brasileira. Pratos em bufê ou à la carte, lanches ou pratos elaborados. Propriedades rurais oferecem refeições e alimentos coloniais produzidos no campo. Festivais gastronômicos também são realizados em algumas épocas do ano no município.

 

Canoinhas tem vida noturna agitada. A cidade possui diversos pubs, barzinhos, cervejarias, casas noturnas e é referência na região neste segmento. Na cidade a tradição gaúcha é forte com bailes sempre bem frequentados. O boliche e o cinema são outras opções de entretenimento.

 

Os rios Canoinhas, Iguacu e Negro oferecem aos amantes da pesca vários pontos para a prática da atividade. Pesque-pagues também são opções de lazer. Além da pesca, os rios também são atrativo para quem possui veículos aquáticos.

 

Canoinhas tem evento durante todo o ano: Fesmate, Família no Parque, Canoinhas Sunset, Stammtisch, Festa do tiro, Festival de Dança.

 

Em Canoinhas, os termômetros registram temperaturas negativas no inverno e o frio deixa nossas paisagens ainda mais belas!  Em 2013, nevou em Canoinhas!

 

Por tudo isso, pelo povo acolhedor, hospitaleiro e trabalhador, Canoinhas é a cidade que amamos.

 

Conheça e desfrute de tudo o que temos para oferecer.

  

Informe-se sobre os passeios, rotas e locais de visitação no Portal Turístico de Canoinhas: de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h ou pelo telefone (47) 3624-0515.


Feriados municipais
12 de setembro
3 de maio

Imagem ilustrativa região turística Vale do Contestado

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

Saiba mais sobre a região Vale do Contestado acessando o
IDMS de Canoinhas
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,000
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Canoinhas.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Florianópolis, SC 372 km 5 horas 7 minutos Ver mapa >
Blumenau, SC 207 km 4 horas 0 minutos Ver mapa >
Joinville, SC 194 km 3 horas 2 minutos Ver mapa >
Chapecó, SC 320 km 4 horas 39 minutos Ver mapa >
Lages, SC 227 km 3 horas 21 minutos Ver mapa >
Criciúma, SC 426 km 6 horas 34 minutos Ver mapa >
Porto Alegre, RS 565 km 8 horas 9 minutos Ver mapa >
Curitiba, PR 175 km 2 horas 33 minutos Ver mapa >
São Paulo, SP 598 km 7 horas 54 minutos Ver mapa >
Brasília, DF 1.452 km 19 horas 10 minutos Ver mapa >